Eu tenho o meu próprio kit. E você?

Eu tenho o meu próprio kit. E você?

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Biópsia hepática

Em Setembro de 2011 fui fazer a biópsia hepática. As explicações do médico do procedimento desse exame me causaram calafrios. Imagina uma agulha perfurando seu fígado para retirar uma amostra. Literalmente tirariam meu fígado - na verdade um fragmento...  risos.

Fiz o procedimento num excelente hospital da capital.

Não vou dizer que não tive medo, mas eu estava apreensiva e muito ansiosa. Meu marido estava ali para me dar força e me acompanhar. No dia do procedimento, tive que levar todos os exames que havia feito. Não foi necessária internação.

A equipe do hospital que me atendeu foi super atenciosa. Tenho certeza que isso em muito contribuiu para que eu ficasse calma e tranquila. Tudo durou pouco mais de 1 hora entre a anestesia (local) e o procedimento.

Logo após, fui para um quarto e a recomendação era permanecer deitada de lado, em cima do curativo por algumas horas, pois de acordo com o médico, podia ocorrer sangramento na região. Fiquei ainda em observação umas 4 horas, depois fui liberada para ir pra casa me recuperar.

No dia seguinte já pude trabalhar, mas a recomendação era não fazer nenhum esforço.
Por uns 10 dias senti dores na região, mas nada que atrapalhasse meu dia a dia. Tudo correu perfeitamente bem.

Semanas depois saiu o resultado.

DIAGNÓSTICO: BIÓPSIA HEPÁTICA:- HEPATITE CRÔNICA COM MODERADA ATIVIDADE E FIBROSE PORTAL EM PONTE COM ÁREAS DE TRANSFORMAÇÃO NODULAR. MÍNIMA ATIVIDADE INFLAMATÓRIA LOBULAR PRESENTE (METAVIR A2F3).

Classificação das hepatites segundo a SBP
Fibrose portal: 3
Inflamação portal: 2
Atividade periportal: 2
Atividade parenquimatosa: 1

Difícil compreender o resultado, não? Estava ansiosa para retornar ao meu infecto para que ele explicasse direitinho o exame, e me indicasse o próximo passo.

18 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog..Também sou portadora da doença porém ainda não iniciei o tratamento saberei o resultado da biopsia dia 07/03/13 ...Que Deus nos dê muita força...bjusssssss

    ResponderExcluir
  2. Olá, Denise!
    Tudo bem?

    Sim, que Deus nos dê forças. O importante é que você tenha sempre pensamento positivo, que leve uma vida saudável e acredite que em breve teremos a cura.

    Estarei torcendo por ti.

    Grande beijo!
    Helena

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Helena,
    tudo bem ?
    também sou portadora do virus e ainda não iniciei o tratamento
    já fiz uma Biopsia a 4 anos atras agora a médica esta solicitando
    outra para iniciar o tratamento.
    Infelizmente o Hospital onde eu fiz não esta mais fazendo pelo SUS
    não sei o que devo fazer.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Anônimo que postou comentário em 1 de Julho de 2013 16:12

    Eu estou bem e você?

    Puxa, que pena que não atende pelo SUS.
    Você mora em São Paulo? Te pergunto, porque onde fiz o tratamento, no CRT Santa Cruz, do SUS,eles realizam a biópsia.

    Procure se informar diretamente no SUS que você vai conseguir.

    Torço por você!

    Grande abraço da Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Helena.
      Eu não moro em São paulo sou de Alagoas e precisei entrar com
      processo na Secretaria Estadual de Saúde para tentar realizar este Exame. Estou aguardando uma resposta para o dia 12/08/13. A funcionária que pegou meu processo me garantiu que vou fazer este
      exame de qualquer jeito. Se for preciso ela vai pedir liberação da verba para fazer particular.
      E vc como está ?
      Obrigada por responder minha mensagem.

      Excluir
  5. Olá!

    Estou bem, obrigada. E você?

    Verifique no SUS da sua cidade e busque todas as informações.
    Infelizmente, em nosso país, algumas coisas têm que ser feitas na luta, e as vezes, até na briga mesmo. Pra defender nossa saúde, temos sim, que travar uma verdadeira batalha.

    Não sei se já sabe, mas a outro exame que substitui a biopsia hepática. Trata-se do Fibroscan, um aparelho que direciona o feche de som através do fígado medindo a elasticidade do órgão. A medida da elasticidade se associa com o grau de fibrose hepática.

    Aqui em São Paulo, esse exame ainda é feito apenas em clínicas particulares. Os convênios de saúde não cobrem, pelo menos ainda.

    Não desista!

    Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Helena.

      Só um esclarecimento: o Fibroscan não substitui completamente a biópsia, por que na histopatologia vemos também a atividade de inflamação e necrose do tecido.
      Um abraço
      Bárbara.

      Excluir
    2. Olá, Bárbara! Tudo bem?

      Obrigada pelo esclarecimento.

      Grande abraço!

      Excluir
  6. Olá, Helena

    Tenho 44 anos e há 30 sou portadora do virus C, sou também uma não respondedora com o tratamento interferon peguilado + ribavirina meu genótipo é um pouco mais difícil de tratar 1A. Mas estou bem, vou começar agora outro tratamento com o Telaprevir já está disponível em minha cidade na rede pública. Estou um pouco apreensiva, pois passei muito mal com o primeiro tratamento. Mas da primeira biopsia em 2007 para o último exame: uma elastografia hepática que substitui a biospia com vantagem já aumentei um grau escala de f1 para f2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Como você, meu genótipo é também o tipo 1.

      Você conseguiu tratamento com a Ribavirina e Interferon sendo um F1? Até hoje, tudo que o li, só liberavam o tratamento para F3 e F4.

      Por que você vai se tratar com o Telaprevir? Foi seu médico quem recomendou?

      Eu pretendo fazer uma nova biópsia, quer dizer, não mais aquela invasiva, mas sim, com o Fibroscan. Poucos consultórios e hospitais aqui em SP possuem, e os planos de saúde ainda não cobrem esse exame.

      Gostaria de receber mais notícias suas.

      Grande abraço.

      Excluir
  7. Olá Helena, tdo bom? Vc sabe qual procedimento é mais eficaz o invasivo ou o friboscan? Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Infelizmente eu não tenho propriedade para opinar.

      Já li muita coisa a respeito, que falava de prós e contras de cada um desses procedimentos.
      Ambos são válidos, mas te recomendo procurar a opinião de um especialista. Só ele pra tirar suas dúvidas.

      Um grande abraço da Helena

      Excluir
    2. Entendi...meu nome é marcos, é q meu médico pareceu me empurrar ao fribroscan q é pago sem me dar mtas escolhas e dizendo q se eu fizesse o invasivo eu corria o risco de até morrer p isso fiquei em duvidas, msm pq eu estou desempregado e n tenho o dinheiro, o convenio paga somente o invasivo kmo vc já sabe e mais o medico disse sobre porcentagens q o pago tinha 80% de se chegar a um melhor tratamento e a biópsia 50% procurei uma segunda opinião e outro medico disse q a invasiva tinha um melhor detalhamento, mas q as duas eram boas. O meu medico citou até o caso do cantor Netinho disse p mim q ele quase morreu depois de fazer o invasivo q fura o fígado...me pareceu q ele recebe alguma porcentagem do exame pago e me pressionou mto p fazer o pago. A gente já ta numa situação naum boa e ainda tem q passar por isso...obrigado pela atenção, abraços.

      Excluir
    3. Olá, Marcos.Tudo bem?

      Por que você não busca uma segunda opinião (preferencialmente com um especialista) para saber mais sobre esses exames?
      Tirar conclusões baseada em casos de terceiros não responderá suas dúvidas.

      O SUS realiza biopsia hepática gratuitamente. Verifique na sua cidade.

      Um grande abraço da Helena

      Excluir
    4. Olá, por experiência própria o melhor procedimento menos agressivo no momento e a fibroscam , A biópsia e um exame muito importante , MAS tem uma falha grave no meu ponto de vista, Imagine se justo no ponta da incisão o tecido do fígado esteja perfeito e todo o resto esteja comprometido o resultado será equivocado e na situação oposta também.

      Excluir
    5. Olá, tudo bem?

      De fato o fibroscan é menos invasivo e não apresenta riscos.
      Quanto a falha grave que mencionou sobre a biópsia, pode ser. Aliás, isso pode ter acontecido comigo. Quanto eu fiz a biopsia, fui diagnosticada como F3, e anos depois, com o fibroscan, F1.

      Um grande abraço,

      Helena

      Excluir
  8. Bom dia Helena tdo bom? Marquei minha biopsia dia 15 desse mês, vc sabe dizer se após ela eu consigo voltar de metrô, pq é em SP e lá o transito é péssimo fora o problema de estacionamento p isso estou pensando em ir de metro já q o hospital fica próximo a estação Ana Rosa do metrô, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Penso ser uma questão muito particular de cada um. Quando eu fiz a biopsia, eu fiquei em observação por umas 3 horas. Tudo ocorreu tudo bem e o médico me liberou para voltar ao trabalho no dia seguinte.

      Eu senti um pouco de desconforto na região a ponto de não conseguir ficar com o corpo totalmente ereto. Esse incômodo durou algumas semanas, mas nada que me atrapalhasse meu dia a dia. A recomendação foi não fazer esforço físico.

      Assim, realizar a biópsia e pegar transporte público no horário do rush, certamente não vai ser confortável pra você. Te recomendo a pegar um táxi e ir tranquilo.

      Grande abraço da Helena

      Excluir