Eu tenho o meu próprio kit. E você?

Eu tenho o meu próprio kit. E você?

domingo, 29 de abril de 2012

Relatório: Inibidores de Protease (Boceprevir e Telaprevir) para o tratamento da Hepatite Crônica C

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Rel_IP_HepatiteC.pdf

Foi publicado agora no mês de Abril de 2012, na página do Ministério da Saúde - Secretaria da Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos um Relatório de Recomendação da Comissão Nacional de Incorporação e Tecnologias no SUS - Conitec -01, sobre os Inibidores de Protease (Boceprevir e Telaprevir) para o tratamento da Hepatite C Crônica.

O relatório de 87 páginas, "define os critérios e prazos para a incorporação de tecnologias no sistema público de saúde. Define, ainda, que o Ministério da Saúde, assessorado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias – CONITEC, tem como atribuições a incorporação, exclusão ou alteração de novos medicamentos, produtos e procedimentos, bem como a constituição ou alteração de protocolo clínico ou de diretriz terapêutica", além disso, explica com detalhes o perfil de pacientes que receberão o tratamento com inibidores de protease.

Uma notícia que certamente desagradará a muitos, é que os portadores de fibrose ≤ F2 deverão receber o tratamento convencional (peginterferona + ribavirina). Se não não responderem ao tratamento, devem aguardar o desenvolvimento de novos antivirais.

A indicação de inibidores da protease no SUS considera dois grupos de pacientes: a) retratamento daqueles que não responderam ao tratamento convencional no passado; b) pacientes em seu primeiro tratamento que não atingiram resposta virológica completa avaliada na semana 4 e/ou na semana 12.

De forma geral, na ausência de contra-indicações ao uso de inibidores da protease, sua introdução para o retratamento está recomendada para pacientes que obedecem TODOS os seguintes critérios:

1. Monoinfecção com HCV;
2. Genótipo 1; 3.Fibrose hepática avançada (F3 ou F4) ou evidências por métodos de imagem ou endoscópicas de cirrose;*
4. Doença hepática compensada;
5. Pacientes recidivantes, resposta parcial ou nulos de resposta ao tratamento peginterferona e ribavirina;
6. Ausência de tratamento prévio com IP.

Qualquer um dos inibidores da protease registrados no Brasil (telaprevir ou boceprevir) está indicado para o tratamento de pacientes monoinfectados pelo HCV, Genótipo 1, condicionado ao medicamento de menor custo nas seguintes situações:
1- Pacientes com classificação histológica F3 em retratamento, exceto os nulos de resposta;
2- Pacientes com classificação histológica F3 em seu primeiro tratamento e que não atingem resposta virológica completa na semana 4 e/ou 12, exceto os nulos de resposta.

Em síntese, as indicações para estes medicamentos no SUS são:

1- Telaprevir para pacientes cirróticos, definido por biópsia hepática com classificação histológica F4 ou sinais endoscópicos e/ou de imagem indicando cirrose, que estejam: a) em retratamento ou b) em seu primeiro tratamento não atingindo resposta virológica completa na semana 4 e/ou 12;
2- Telaprevir para pacientes nulos de resposta ao tratamento convencional quer sejam F3 ou F4;
3- Boceprevir como alternativo nas situações descritas nos itens 1 e 2 deste quadro, em caso de intolerância ao telaprevir que exija sua interrupção;
4- Boceprevir ou Telaprevir em pacientes F3 em retratamento ou em seu primeiro tratamento quando não atingem resposta virológica completa na semana 4 e/ou 12. A definição do Ministério da Saúde dependerá de negociação de preço e será escolhido para este grupo o medicamento de custo mais baixo.

O relatório está em .pdf. Para obtê-lo acesse o site do Portal da Saúdehttp://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Rel_IP_HepatiteC.pdf

sábado, 28 de abril de 2012

SUS em greve

E a consulta marcada para o último 26/04 foi cancelada. O SUS está em greve e sem previsão de retorno.

Me recomendaram telefonar esporadicamente para me atualizar sobre o término da paralisação, para daí sim, remarcar uma nova consulta.

Infelizmente terei que esperar. 
Triste!

:o(

terça-feira, 24 de abril de 2012

Campanha das hepatites - Maio de 2012



Veja o material que será distribuído em: http://www.hepato.com/campanha_2012.html 

Participe da Campanha 2012 de divulgação das hepatites no mês de maio. 

Pelo 10º ano consecutivo a sociedade civil organiza o movimento do mês de maio, originalmente chamado de Dia Internacional das Hepatites, realizado no dia 19, mas agora ampliado para toda a segunda quinzena do mês, passando a ser chamado de MAIO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO NAS HEPATITES. 

 O mês de maio como MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO NAS HEPATITES já foi decretado como data oficial pelo governo dos Estados Unidos. Outros países estão no mesmo caminho. 

No dia 28 de julho será comemorado o Dia Mundial fixado pela OMS, mas como em julho os países de Europa e América do Norte estão no período de férias de verão fica difícil realizar grandes atividades, a repercussão é pequena, motivo pelo qual acharam por bem manter as tradicionais atividades de maio.

Podem organizar campanhas de divulgação, alerta e conscientização as associações de pacientes, postos de saúde, centros de testagem, hospitais, universidades, clubes, empresas e voluntários individuais. Os que estiverem interessados podem requisitar material impresso. Este ano dispomos de um folheto explicativo para hepatite B, outro para hepatite C, um banner e um cartaz alertando sobre a necessidade de na próxima consulta realizar os teste. O cartaz chama a atenção para a hepatite C, mas quem testa uma acaba fazendo testes das hepatites A, B e C. 

Fazer um cartaz misturando todas as hepatites confunde. Estamos decidindo em que mês será distribuído um cartaz alertando sobre a hepatite B. O material que será distribuído pode ser visto nos seguintes links: 

SUS em greve?

Recebi uma ligação do SUS na semana passada recomendando que antes de eu ir à consulta marcada no próximo dia 26/04, eu primeiramente checar se o SUS ainda estaria em greve.

Puxa vida, mais essa agora? Eu continuo sem opção, e essa consulta talvez possa me mostrar o caminho a  tomar...

De saúde estou relativamente bem. Os sintomas de irritabilidade passaram, mas o stress no trabalho ainda é grande. Meu cabelo continua caindo bastante (fui ao cabeleireiro na semana passada e ele notou que estou com muita queda. não falei nada pra ele sobre minha doença).

Caí em tentação nesse final de semana. Não resisti e na última sexta tomei uma cervejinha, e no domingo pedimos uma pizza, e tomei duas taças de vinho. Fiquei com um enorme peso na consciência e prometi pra mim mesma não colocar nada de álcool na boca!

Sinceramente confesso que é muito difícil abdicar dos prazeres da vida, e o vinho é um deles. Bebemos por prazer, mas sem exageros. Eu e meu marido adoramos vinho e temos alguns belos exemplares guardados. Ele acaba não tomando por solidariedade a mim. Ele está comigo e isso me conforta!

sábado, 14 de abril de 2012

‘This is hepatitis...’ Blog

‘This is hepatitis...’ Blog

Vou ter que esperar mais um pouco...

Imprevistos acontecem, até para se passar em uma consulta com o médico...

Bom, não deu certo meu atendimento no último dia 13/04. O médico do SUS teve um imprevisto e não pode me atender, então vou ter que esperar mais um pouco. 

Uma nova consulta foi reagendada para o dia 26/04.

Depois de duas terríveis semanas após interromper o tratamento, avalio que aquele choque inicial da bombástica notícia de que eu não respondi ao tratamento já passou. Me sinto anestesiada e por incrível que pareça eu nem penso tanto na doença. Por um lado, isso é bom, pois acredito que não ficar se atormentando faz bem para a cabeça, e consequentemente, para o corpo.

Mas não posso deixar de registrar que essas duas primeiras semanas foram muito difíceis para mim. Não sei explicar, mas tive umas reações muito estranhas, que preciso esclarecer logo com o meu médico para saber se é a falta dos remédios ou se foi pelo fato de eu ter começado com o anticoncepcional (estou usando em adesivo). Eu cheguei a pensar também se não era crise de abstinência pela falta da Ribavirina e do Interferon. Senti formigamento e moleza no corpo por quase 3 dias, indisposição total e muitas dores de cabeça. Agora já estou melhor.

Quanto aos outros efeitos, meu cabelos ainda caem muito. Toda vez que os lavo, se vão tufos e mais tufos de cabelos. E quando eu os penteio, lá se vão mais uns punhados. Eu também tenho tido sono agitado e insônia. Já faz tempo que não tenho um sono bom... 

Quanto ao atendimento e a espera do tratamento, eu continuo na expectativa. Todos os dias verifico na internet alguma novidade ou notícias sobre o novo tratamento. É até um pouco desanimador, porque nenhuma novidade é publicada...

domingo, 8 de abril de 2012

Quais minhas opções?

Já fez 4 dias que parei o tratamento. 

Tudo parece um vazio sem fim. Digo isso porque não há perspectivas, prazos e respostas de quando iniciarei um novo tratamento.

Hoje eu não tenho opções. Quer dizer, essas opções até existem, mas ainda não estão ao meu alcance. Essas opções são as novas drogas, o Telaprevir ou o Boceprevir.

Na próxima sexta 13, retornarei ao SUS para passar com um dos médicos para ouvir o que eu quero ouvir: tratamento para a cura.

Tenho avidamente buscado informações diariamente sobre a distribuição dessas novas drogas, mas pouco conteúdo tenho encontrado.

Enquanto isso, minha busca incessante pela cura irá continuar. 

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Sou um "não respondedor"

Hoje foi um dia de muito ansiedade, pois estava louca pra chegar a hora da consulta ao infectologista. Foram 12 semanas de tratamento com o Pegasys e a Ribavirina.

Munida dos exames, cheia de esperanças e de uma resposta positiva, tive infelizmente uma resposta que me deixou muito triste: não respondi ao tratamento. 

Foram 3 meses de muitas expectativas, mas, a Carga Viral não reduziu o suficiente para a continuidade do tratamento. O médico fez as contas e chegou-se a 1,32, sendo que o aceitável é 2,0.

Os resultados:

  • Hepatite C (HCV) - carga viral: 26.457 UI/mL - 4,42 UI em log/mL
  • Transaminase Pirúvica: 28 U/L
  • Transaminase Oxalacética: 25 U/L

Se comparado ao 1º exame, tive uma redução significativa em todos os valores de referência, mas não o suficiente para continuar com o tratamento.Disse que eu deveria parar com o tratamento, pois não adiantaria continuar. Até porque, o próprio SUS numa auditoria pediria meus exames para comprovar a eficácia do meu tratamento e o suspenderia.

Minhas opções, disse o médico, tratar com o Boceprevir ou o Telaprevir. Esses dois medicamentos ainda não são distribuídos pelo SUS. A ANVISA já os aprovou, e em breve, com previsão ainda para este ano, disse o médico, será distribuído.

Eu deveria começar o tratamento novamente, por 11 meses, com a Ribavirina, o Pegasys, o Boceprevir ou o Telaprevir.

Minhas perguntas foram desde se poderia piorar e ter cirrose (meu grau de fibrose é F3), da demora dos remédios, de quando esses remédios estariam disponíveis, etc.

Disse para eu manter a calma que eu conseguiria, que não era motivo para desespero e que as minhas Transaminases estavam bem controladas. Recomendou que eu fosse ao SUS para conversar com o médico responsável para saber minhas opções e até mesmo saber sobre chegada dessas novas drogas. O médico ressaltou que há uma pressão muito grande por parte dos hepatologistas e infectologista na liberação desses medicamentos. Disse também que há outras opções para conseguir o tratamento com o Boceprevir ou o Telaprevir: entrar na justiça. Eu espero não precisar fazer isso.

Por fim, aproveitei a consulta para tomar a 3ª e ultima dose da vacina para as Hepatites A e B. 

Bom, amanhã inicio uma nova luta em busca da cura. Não desistirei!







terça-feira, 3 de abril de 2012

PCR Quantitativo para Hepatite C e etc.

Acordei cedinho hoje e antes do trabalho fui coletar sangue para os exames:

  • Creatinina
  • Glicose
  • Hemograma
  • PCR Quantitativo para Hepatite C
  • Transaminase Pirúvica - TGP (ALT)
  • Transaminase Oxalacética - TGO (AST)
  • TSH Ultra Sensível 
Na próxima quarta 4, retorno ao infectologista para levar o resultado dos exames. 

Confesso que estou ansiosa, pois o resultado do PCR decidirá a continuidade do tratamento com a Ribavirina e o Pegasys.

Estou muito otimista e esperançosa por um resultado positivo.

Nessa consulta tomarei a 3ª e última dose da vacina para as hepatites A e B. 

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Décima primeira semana 20 a 26/03/12

Foi uma semana difícil: hotel lotado, provas pra fechar o penúltimo trimestre da pós-graduação, dor de cabeça e nas costas. A queda de cabelos persiste. Como tenho uma vasta cabeleira, não acredito que tenha que tomar uma medida mais drástica. Espero que não.

Está quase chegando o dia de repetir os exames para verificar a eficácia do tratamento. Na sexta 27/03 tomarei a 20ª injeção do Pegasys, e na segunda, 02/04 pela manhã farei os exames.

Estou ansiosa!

Por fim, não vejo de chegar o feriado da semana santa pra descansar.

Décima semana: 16 a 22/03/2012

Semana não muito diferente da anterior.

Continuo percebendo queda de cabelos. O médico já tinha me orientado a evitar tratamentos químicos (tintura e afins), pois a queda era um dos efeitos colaterais.

Já perdi 3 kilos desde que iniciei o tratamento. Não estou fazendo nenhuma dieta especial, apenas cortei o refrigerante (agora só tomo de vez em quando e somente aos finais de semana).

Procuro levar uma vida saudável e não cometo exageros.

Antes do início do tratamento eu corria junto com meu marido. Estava iniciando e evoluindo no tempo, mas quando iniciei o tratamento, dei uma pausa para ver como seriam os efeitos do tratamento. 
Como médico me liberou recentemente, não retomei ainda com as atividades, porque chego tão cansada do trabalho que não tenho disposição pra nada. Isso sem falar que estou sempre com dores de cabeça. Mas eu quero voltar!

Nona semana: 09 a 15/03/2012

Definitivamente o Brasil começa a acordar após o Carnaval.

Eu gerencio um hotel na cidade de São Paulo e já sentimos o país começar a trabalhar. Feiras, congressos, eventos... Dificilmente encontra-se um quarto num hotel na capital. 

Hotelaria é o que sei fazer e onde amo estar. Mas confesso que tem sido cada dia mais difícil suportar o stress. As vezes penso se são os efeitos dos remédios que estão mexendo com minha tolerância e causando uma irritabilidade sem tamanho.

Uma das coisas que venho aprendendo é prestar atenção no meu comportamento. Procuro registrar os efeitos, meu estado de espírito, as sensações, as reações, etc. Muitas dessas sensações eu venho compartilhando aqui, nesse diário.

A dor de cabeça não apareceu nessa semana, mas, em compensação, tenho tido muita moleza no corpo pela manhã. Não dá vontade de levantar da cama de jeito nenhum! 

Meu apetite por dormir vem cada vez mais diminuindo. Sono leve, acordo com por qualquer coisa. Acordar as 10:00/11:00 aos finais de semana? Acabou!

Oitava Semana: 01 a 08/03/2012

Por causa de uma viagem de trabalho, tive que antecipar em 1 dia a injeção. Antes, consultei meu médico que recomendou seguir com regularidade o tratamento e sempre tomar o Interferon no mesmo dia e horário e que 1 dia apenas não teria maiores problemas.

Estou em dúvida se sou ou não afortunada, afinal, não tenho sentido tanto os efeitos do remédios. Mas, ao mesmo tempo, também me preocupa, pois se não sinto os efeitos, é porque os remédios não estão fazendo efeito... 

Bom, são dúvidas da minha cabeça, que prefiro tirar logo mais com o médico. 

Não adianta eu imaginar coisas que não existem! Cada organismo tem uma reação e o médico e os enfermeiros do SUS já me disseram que cada paciente reage diferente. Os sintomas podem vir  no início, no meio, no final do tratamento ou até não vir.  

Essa foi mais uma daquelas semana de stress total motivado pelo trabalho (de novo!). É, eu preciso relaxar mais...

Tive dores de cabeça muito fortes no sábado e no domingo. Tomei alguns comprimidos de paracetamol e  fiquei melhor.
A minha irritabilidade tem me deixado insuportável, a ponto de explodir. São os sintomas da TPM pra somar.
Comecei a perceber queda de cabelo. Quando lago os cabelos, costumo desembaraça-los com um pente no chuveiro. Nunca vi sair tantas mechas. Não está normal. Vou começar a notar melhor.