Eu tenho o meu próprio kit. E você?

Eu tenho o meu próprio kit. E você?

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Vitamina D

Ontem fui ao infecto com todos os exames para ele me explicasse direitinho como estão as enzimas do meu fígado e afins.

Os exames pedidos pelo meu médico foram:

  • Acido úrico
  • Alfa-Fetoproteína
  • Bilirrubinas
  • Hemograma Completo
  • Proteína Total e Frações
  • Transaminase Glutamico-Oxalacetica (TGO)
  • Transaminase Glutamico-Piruvica (TGP)
  • Hidroxi-Vitamina D
  • Gama Glutamil Transferase (Gama-GT)
O resultado de todos exames foi extremamente satisfatório, com exceção da Vitamina D (Hidroxi-Vitamina D), que acusou LIMÍTROFE.

O resultado foi de 20 ng/mL, e o valor de referência LIMITROFE é de 20 a 30 ng/mL.

Ele então me prescreveu um medicamento em gotas, para tomar todos dias pela manhã, em jejum.

A falta da vitamina D influencia nos portadores de hepatite, pois pode acelerar a progressão da fibrose e diminuir a possibilidade de cura da doença.

De acordo com informações publicadas na página da Agência de Noticias das Hepatites, a vitamina D é metabolizada pelo fígado e convertida em 1,25-diidroxi-vitamina D3, que é a forma ativa da vitamina. Indivíduos com doença hepática crônica podem apresentar níveis pobres de vitamina D3 no organismo. 

Deficiência ou insuficiência de vitamina D pode alterar o equilíbrio entre o cálcio extracelular e intracelular das células, o que pode interferir com a liberação de insulina, assim, a falta de cálcio ou vitamina D pode resultar em resistência periférica à insulina.

No site da Agência de Noticias das Hepatites informa que o  "World Journal of Gastroenterology" publicou a confirmação do efeito benéfico da inclusão da vitamina D no tratamento da hepatite C ao ser utilizada conjuntamente a utilização do interferon peguilado e ribavirina.

Para mais informações acesse Agência de Noticias das Hepatites

4 comentários:

  1. Bom dia Helena
    Parabéns pelo corajoso Blog, atitudes como essas servem como referência e apoio a outros portadores. Gostaria de saber se você ja iniciou seu retratamento e se não, se tem alguma perspectiva para início ainda esse ano. Atendo a todos os requisitos para o retratamento tenho todos os exames atualizados e de acordo com o protocolo, o médico de uma unidade de referência diz nas consultas que vamos começar e nada acontece.

    Obrigada desde já.

    Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nina! Tudo bem?

      Obrigada por suas palavras de incentivo.

      Ainda não reiniciei meu tratamento, porque desejo muito engravidar primeiro. Eu justamente descobri a doença quando estava realizando exames pré-natal. Imagina o choque que não foi para mim.

      Periodicamente me consulto com meu infecto e com o medico do SUS que me assiste. Pelo meu grau de fibrose, eu já poderia estar tratando com as novas drogas, mas decidi postergar para ter um bebê primeiro. Se tudo der certo, isto é, se eu engravidar, devo recomeçar o tratamento em 2 anos.

      De que estado você é, Nina?

      Em minha mais recente consulta com o infecto, ele comentou que nenhum de seus pacientes estão em tratamento com as novas drogas - Boceprevir ou Telaprevir.
      Eu penso que deve ter algumas burocracias pela grande demanda de pacientes que precisam do retratamento.

      Tenha paciência e fique em cima acompanhamento as novidades. Se você tem todos os requisitos, vai dar certo. Confie.

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Oi quero dividir o que aconteceu comigo faço exames de tgo e tgp
    a 6 anos sempre alterados!
    a pouco tempo descobri a Vitamina D comecei o tratamento 10milUI dia recomendado pelo Dr depois de 4 meses fiz os exames pela primeira vez em 6 anos meus exames de tgo e tgp estão normais!!
    pesquisem sobre a Vitamina D ela pode ajudar de verdade!
    fiquem com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem?

      Parabéns pelo resultado dos seus exames!

      Eu também faço uso da vitamina D diariamente conforme prescrição médica.

      Um grande abraço e sucesso no seu tratamento.

      Elenna

      Excluir